Banner

ATRAVESSANDO O JORDÃO

alt

Josué 3:1 – 17

INTRODUÇÃO

Depois de quarenta anos de peregrinação pelo deserto o povo de Israel estava nas margens do rio do Jordão, prestes a entrar em Canaã, a terra prometida. A travessia do Jordão simboliza nossa passagem para uma nova vida com Cristo através do batismo, e nos coloca diante do memorial da Ceia do Senhor (Mt.26.26). Jordão significa vitória sobre nosso velho homem (Rm 7.6) Por ordem de Josué o povo marchou e acampou próximo do Jordão restava agora a travessia. Que lições nós podemos tirar desse texto?

 

 


I - TODOS NÓS TEMOS EM NOSSA CAMINHADA UM JORDÃO QUE
PRECISA SER ATRAVESSADO!

Abraão atravessou um Jordão chamado "Isaque".

Abraão estava vivendo o ponto mais alegre da sua vida. O filho da promessa havia nascido e tornado um varão repartidor de alegria para Abraão e Sara. Para Abraão Isaque era seu maior tesouro maior que o gado, maior que Sara, maior que o ouro Isaque era tudo para Abraão. Mais foi dentro desse jardim florido e cheio de experiência que surgiu o inesperado “Abrão ! Eis me aqui senhor toma teu único filho, Isaque a quem amas, vai-te a terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto,sobre um dos montes, que eu te mostrarei. E diz a bíblia que Abraão abriu mão de sua esperança, para não abrir mão de sua confiança em Deus!

Qual foi o Jordão de Davi?

- Davi atravessou um Jordão chamado "Saul" Não foi fácil para Davi - viver uma vida de fugitivo! - Ele atravessou momentos de angústia para não tocar naquele que era o "ungido de Deus"!


Qual foi o Jordão de Elias?

-         Elias teve que enfrentar o fantasma da "depressão" para continuar fazendo a obra de Deus!

-         Quem já experimentou o sabor da depressão, sabe como é difícil retomar o curso da vida! A bíblia está repleta de exemplos vivos de homens e mulheres que atravessaram o seu Jordão

E nós - qual é o nosso Jordão?

-         Qual o obstáculo que está impedindo você de avançar?

-         Ouça: é muito fácil parar e ficar olhando as águas correrem!


Qual o Jordão que está impedindo você de avançar. Quem sabe é:

Um passado nefasto. O próprio velho homem. Um antigo delito. Um vício. A avareza. Uma dívida.

Haverá sempre um determinado obstáculo que se apresentará como desafio para nos desvencilharmos da vida antiga. Mas Jesus tem o poder-! sobre os mares. Não importa o bramido do ‘ mar’ do problema. Para Deus nada é impossível. Não há pecado tão negro e tão vil que Deus não possa perdoar; O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado, (I João 1-17). Não há coração demasiado endurecido para Ele transformar; O Senhor tirará nosso coração de pedra e nos dará um coração de carne. Não há inimigo que possa ficar em pé diante de nós se Deus é por nós quem será contra nós?

 

II – DEUS MANIFESTARÁ A SUA GLÓRIA ATRAVÉS DE UM POVO SANTIFICADO.

Existe um relacionamento inseparável entre a consagração de hoje e as maravilhas de amanhã. O Senhor estava pronto a realizar maravilhas, mas precisava da consagração total do povo a seus planos e propósitos. Josué o grande líder, faz correr por todo o acampamento uma ordem: “Santificai-vos... “em todo arraial se ouvia. Israel precisou santificar para entrar na terra; assim é a igreja de Cristo, ela precisa estar preparada para esta hora. Porque Deus ira manifestar sua glória através de um povo santificado. Quando a igreja se santifica:

Ela está fazendo a vontade de Deus

Ela está vivendo em harmonia com Deus

Ela está em condições de ver as manifestações das maravilhas de Deus.

 

A santificação antecede os grandes feitos os maravilhosos eventos. Segui a paz com todos e a santificação sem qual ninguém verá a Deus Hb 14-12 sede santo porque sou santo.

“Santo” significa separado, dedicado, purificado consagrado para o serviço divino.

 

III - NÃO HAVERÁ MILAGRES ENQUANTO NÃO MOLHARMOS
AS PLANTAS DOS PÉS

“Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos
sacerdotes”.

Essa é uma grande promessa. Os sacerdotes que levavam a arca do Senhor tinham a chave de sua realização. Eles representavam as tribos de Israel e seriam participantes na operação de um grande milagre. Tudo o que tinham de fazer era molhar os pés.

Tinham de dar o primeiro passo entrar no Jordão. Este é o passo de fé. Deus faz a obra, mas é preciso tocar nas águas.

Quem sabe na sua vida há um rio;molhe o seus pés, dê o primeiro passo, Deus abrirá caminho em meio as águas, basta crer. Sem fé é impossível agradar a Deus. O Senhor deseja realizar coisas tremendas. 

Ele quer saber se realmente desejamos atravessar o nosso Jordão e ocupar a terra prometida que ele tem preparado. Não haverá milagres enquanto não molharmos as plantas dos pés.

 

CONCLUSÃO

A passagem do Jordão exalta o poder de Deus na vida do seu povo Israel e aponta para nossa vitória em Cristo. Desejamos atravessar o nosso Jordão sabendo que os milagres de amanhã começam na consagração de hoje, darei o primeiro passo sabendo que Deus honrará minha obediência.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Banner